segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

O destino

Você acredita no destino? Acha que nosso futuro já está escrito? Bem, existem possibilidades. Façamos uma situação hipotética, e se isso realmente existir você não poderá mudar o seu futuro, não importa o que você faça, isso é, você pode ficar sentado na frente do computador todos os dias de sua vida, sem fazer absolutamente nada que o seu futuro será o mesmo. Mas sabemos que se ficarmos prados nada ira acontecer e por isso não teremos oportunidades, e então pensamos que nosso destino é ficar parado por toda nossa vida, e então você percebe que tem que se mexer para tentar, de algum jeito, quebrar seu destino e constituí-lo por si próprio, mas então fugimos da linha de pensamento original com a conclusão de que o destino não existe e que nos fazemos nosso futuro . Isso acontece porque confundimos o destino com o que não conseguimos entender, a quinta dimensão, isso porque estamos presos a meras três dimensões, e sentimos o efeito de uma outra, mas a quinta não podemos percebê-la, pois a usamos todos os dias, é uma coisa tão natural que nem percebemos isso.

Acho que todos sabem o que é uma linha do tempo, aprendemos isso em história, não é nada mais que uma linha reta traçada na lousa com datas de grandes acontecimentos históricos ao longo deste, e as datas estão organizadas de modo que quanto mais para a esquerda você vá, mas ira para o passado, e quanto mais a direita, mais ira para o presente, isto porque a linha do tempo retrata apenas acontecimentos históricos, Istoé, fatos que já aconteceram. A primeira dimensão é bem similar a esta linha do tempo, pois as duas possuem apenas dois sentidos, para esquerda e para a direita, isso porque esta linha do tempo é a representação do continuo tempo, a quarta dimensão. Embora sejamos seres 3D, ou seja, em três dimensões, por isso não podemos entender as dimensões superiores, teoricamente isto é verdade, mas na pratica é outra coisa, podemos observar a atuação do tempo, mas não podemos vê-lo, na verdade, muitas pessoas compreendem a quarta dimensão mas não sabem disso. Por exemplo, se eu lhe perguntasse: ‘O que acontece se eu pulasse de um penhasco?’, obviamente todos sabem a resposta, não precisa ser muito esperto para isso, o que acontece é que ao ler e responder minha pergunta, temos a capacidade de usar nosso raciocínio lógico para prever o que ira acontecer, com isso podemos prever o futuro sem ao menos estar nele, isto é, podemos evitar que uma tragédia acontece antes que está ocorra, isto foi denominado de calculo, podemos calcular as estruturas de um prédio afim de que quando o construímos ele não venha a baixo.

É conhecida como ‘Teoria das Super Cordas’, a teoria que diz que o universo não é regido por três dimensões, mas sim por dez, esta teoria nos permite ter uma visão mais ampla do que seria espaço, tempo e matéria, melhor dizendo, espaço, tempo e energia, energia porque sabe-se que a matéria é constituída de energia, nada surge do nada, quando a matéria entra em um buraco negro, ela não desaparece, ela é emitida para fora do buraco em forma de radiação, conhecida como ‘Radiação Hawking’, pois fui descoberta pelo físico teórico Stephen Hawking.

Imagine o tempo como sendo uma linha, como a linha do tempo que aprendemos em história, imagine que nas extremidades desta linha existem dois pontos, o ponto da esquerda é o exato momento em que você nasce, e o da direita é o presente, até ai tudo bem, mas o que há depois do presente?... Logicamente o futuro, e como o futuro ainda não aconteceu, ele não é definido como uma linha reta uniforme, ele é cheio de bifurcações, ramificações e entrançamentos, tudo o que escolhermos ira definir todos estes caminhos num só, numa linha reta. Representamos o tempo decorrido assim porque é o jeito mais fácil de visualizar e entender, mas esta linha não é tão reta assim, mas como elas são representadas desta forma, pensamos que o tempo é uma cosia uniforme sempre. O problema é que não conseguimos perceber quando estamos utilizando esta propriedade do tempo, tudo ocorre da seguinte maneira, antes mesmo de começar a ler isso você teve que achar este blog, e depois decidir se iria ler ou não, neste caso temos uma bifurcação, ou você lê, ou não, isto é, são duas possibilidades de realidades alternativas, alternativa porque você é quem vai escolher, num caminho você não tem as informações expostas, e pelo outro você fica mais informado. Agora imagine-se num túnel, atrás de você, tudo seu passado, a sua frente, as escolhas do futuro, você esta nesta bifurcação, quando você escolhe o caminho, a bifurcação não existe mais, apenas uma linha reta novamente, você faz esta escolha tão naturalmente que pensa que ela nem existiu, e então pensa que tudo o que aconteceu era por causa do destino, mas não, o destino não existe, nós fazemos nosso futuro.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Sobreviviencia da raça humana

Mais uma vez, venho com um tema essencial para todos nós: o meio ambiente. Sei que é meio chato ficar falando sobre isto, mas é de suma importância para termos uma qualidade de vida melhor de que nos temos agora, e mais do que isto garantir a sobrevivência de nossa espécie, parece besteira, mas não é. O que está em jogo é todo nosso legado, tudo que sabemos, fazemos, todo o trabalho de uma civilização, tudo isso ira cair no esquecimento, pois não haverá ninguém para contemplar a beleza de nossa história, a maravilho do conhecimento, simplesmente porque não haverá mais seres humanos habitando a Terra. Se não nos mexermos para evitar a extinção eminente a nossa frente, seremos dizimados da face da Terra por uma contradição irônica.


O que está acontecendo com nos e nosso planeta é apenas uma fase de transição, e como toda fase de transição, ele é sempre tenso, isso porque estamos num comento critico da quinta dimensão, isto é, podemos não tomar as decisões certas e acabar tendo consequências graves, gravíssimas, como a altoextinção. Isso porque nos tornamos tão poderosos que nenhum animal em nosso planeta pode igualar-se em poder com qualquer ser humano, nosso cérebro nos faz superiores a eles, é como uma luta, cada um deve lutar em sua faixa de peso, agora temos que lidar com nosso planeta, nossa sobrevivência dependerá do modo como administramos os recursos de nosso planeta, isso definirá se continuamos nossos vidas, ou se nossa jornada cessa aqui.


Tudo isso está muito ligado à construção civil, ela é a responsável por tudo que nos tornamos, e sara responsável também pelo que seremos. Certo daí li uma enquête de um site muito interessante que perguntava o que deveríamos fazer para tornar a engenharia civil mais verde, isto é, menos poluente, havia duas alternativas que me chamaram muito a atenção, uma dizia que deveríamos construir com materiais recicláveis, isso seria um passo muito importante para a construção sustentável, mas não seria possível a curto prazo, não que eu seja contra a construção com materiais renováveis é duto isso demanda muito tempo, tempo que não temos, por isso devemos começar com coisas pequenas em nosso dia-a-dia, fazendo a análise do ciclo de via, isto é, devemos analisar certos materiais que utilizamos em nosso cotidiano e vermos em que fazer de sua utilização poderíamos economizar ou reutilizar, e este é o segundo item, a economia da água e de energia, para isto já existem duas boas propostas, uma delas é o aquecedor solar, ela esquenta a água para o banho através do sol, assim economizando energia, e também existe o remanejo da água, é uma boa pedida, eu tenho um sistema destes em casa, basicamente ele consiste em reaproveitar a água que já foi usada, isto é, podemos pegar a água que sai das maquinas de lavar roupa e armazena-la em um recipiente ou invés de despacha-la ao esgoto, assim podemos reaproveitar esta água para lavar o terraço de cassa e outras coisas.


Por enquanto é sito que podemos fazer, mudanças pequenas, mas daqui a algum tempo, iremos fazer mais para garantir nosso própria sobrevivência, antes que seja tarde.

Links