terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Rei e aldeão



Finalmente, depois de uma longa recessão, vou postar algo novo aqui (festa!). O título deste poste pode lhes parecer um pouco confuso, não vou desenvolver um texto sobre sobre distribuição de renda, ou algo do tipo. Pelo menos não agora, talvez futuramente. E sim sobre o que difere um rei de um aldeão comum, a habilidade de se expressar.

Sim meus caros amigos, saber se exprimir é uma arte. Diria mais, é uma ciência, mais importante que que todas as demais matérias de todos os ensinos, dês da fundamental até o superior. Porem em nenhum momento de nossos vidas tivemos uma aula sobre como se expressar. Um detalhe importante é que saber como se expressar é diferente de como se comportar, isto jé é etiqueta.

Direi-lhes porque é tão importante saber isto. Bom, pra começar isto não é ensinado em nenhum lugar, ou você nasce com o dom e aprende na raça, ou seu pai lhe ensina dês de guri como funciona 'a coisa toda'. Em termos populares isto é conhecido como lábia, algumas pessoas usam isto para fazer picaretagem, e outras usam para ficar rico. Basicamente tudo o que você aprende não seria nada sem saber como se expressar. Como o coordenados do meu curso me disse uma vez: "Os alunos que sentam nas primeiras cadeiras na faculdade, geralmente não servem para o mercado de trabalho, muitos acabam fazendo doutorado e virando professor universitário. Os que sentam no funda, nem se formam. As pessoas que estarão realmente preparas são as que sentam no miolo da sala".

Este quesito, que basicamente é saber lidar com gente, divide drasticamente as pessoas em: 'Chefe e Empregado', 'Rei e Aldeão', justo o título de nosso post, olha que legal. Geralmente quem não sabem como lidar com as pessoas não são boas empresarias. Vou dar uma exemplo, o sujeito vai se formar em engenharia civil, ele tem que saber como se expressar com o mestre de obra, e com os pedreiros, afinal de constas, o responsável pelas cagadas que os pedreiros fazer é do engenheiro, eles não leigos. As vezes o pedreiro esta triste, com problemas na família, e com uma simples proposta de um abono no fim do dia, este sujeito dai render muito mais do que você pagou a ele.

Links