sexta-feira, 23 de novembro de 2012

O futuro da televisão

Há especulações de que a o Youtube é o futuro da televisão, podemos escolher o que assistir, e quando. Alguns no meio da internet declaram até que desligaram suas televisões definitivamente. é um verdadeiro cabo de guerra, só o futuro irá revelar quem sairá vitorioso, ou então se há espaço para todos. A que temos até agora é a televisão com a maioria absoluta de audiência, mas cada vez mais pessoas vão seus computadores e se divertem com um bom vídeo no Youtube. E dava vez há mais canais de qualidade, tanto no exterior quando no brasil,  a curva de ascensão destes canais tende a duplicar, como tudo no mundo da informática, as pessoas vêm que é possível monetizar vídeos na internet, e viver disto.

Atualmente existe há um bum na área de canais de jogos no Youtube, muitos canais se destacaram, inclusive canais brasileiros. Uma vez que um canal é alavancado, o dono do mesmo deve ter jogo de cintura e saber lidar com o público, mantendo seus vídeos em uma qualidade aceitável, e sempre buscando melhorar alguma coisa. O bum mais recente foi o de vlogs, onde surgiram canais que continuam fortes até hoje. Posso destacar o vlogueiro e ator Felipe Neto, começou a fazer vídeos para o Youtube e hoje tem uma empresa especializada em Youtube, o Canal Parafernalha é o que temos de melhor no Brasil, canho este também que os donos dos maiores canais de jogos estão tomando, montar empresas do entretenimento. Tudo isto é possível porque os donos de nais podem monetizar seus vídeos, tudo gira entorno do dinheiro, mas este é o tipo de negócio onde você não gasta nada para ver os vídeos, e o Youtube ganha uma parte que os donos dos canais conseguem ganhar com publicidades.

As emissoras de televisão, ou que me parece, não estão nem um pouco preocuparas com isto, para elas a internet é insuficientemente popular para que possa esboçar alguma diferença na audiência. Por outro lado, os televisores estão olhando para o futuro e integrando cada vez mais a internet ao aparelho televisor. A Smart TV é a nova linha de televisores lançado pela Samsung é o hibrido entre televisão e internet.Por outro lado, a televisão também está aderindo a internet, um exemplo é o programa Agora é Tarde, que colocam no Youtube todos os programas exibidos na televisão, com isso ele ainda consegue monetizar com as visualizações dos fãs que não conseguiram acompanhar o programa na TV.

Não poderia deixar de citar, uma diferença muito relevante, a liberdade de expressão. Hoje, qualquer um pode ter acesso a um grande publico, graças a maneira como a informação é repercutida na internet , isso significa que podemos denunciar as cosias erradas. Há duas situações que eu gostaria de citar, uma é da menina Isabela Faber, que denunciou todos os problemas de sua escola, e literalmente pesou no calo da diretora, ela chegou até a aparecer na televisão. Outro caso é o Canal do Otário no youtube, lá ele denuncia empresas que praticam preços e taxas abusivas e também a baixa qualidade de serviço, ele também está causando muito problemas, dois vídeos dele já foram censurados, como ele mesmo diz: " Se estas empresas fossem tão rápidas em seus serviços quando são para me censurar, eu não teria que fazer vídeos para denunciaras. "

No futuro entre a televisão e a internet, podemos concluir que ima eliminará a outra, ou na melhor das hipóteses elas se fundirão. De qualquer forma não iremos perder em nada na qualidade da programação, e teremos cada vez mais liberdade de expressão.

Links