segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Teoria das 3 Macro Dimensões Universais

Todos nós sabemos da existência de pelo menos três dimensões, podemos representá-los no papel com os eixos X, Y e Z, todos formando um ângulo reto um do outro, seguindo o mesmo padrão, como uma outra dimensão se encaixaria neste mesmo espaço? Simplesmente não se encaixa, porque a quarta dimensão não está ligada a espaço. Se procurar na internet, você pode encontrar uma coisa chamada de Tesserato ou Hipercubo, tentando desenhar no papel como seria uma figura de quatro dimensões, isto não faz nenhum sentido, mas ao mesmo tempo faz sentido nos teoria das 3 MDUs.

Primeiro vemos com o que conhecemos, o espaço, o ambiente ao nosso redor. Nos referimos ao ele como qual obtêm três dimensões, a primeira dimensão como sendo um ponto onde deis pontos formam uma reta, a segunda como sendo pontos com duas ordenadas sendo que dois pontos quaisquer ou mais definem retas e áreas, e finalmente, pontos com três ordenadas que definem retas, áreas e volumes. Tudo isto é apenas para explicar o espaço, vamos simplificar e compactar estas três dimensões em uma só, a Espacial. Se formos fazer um apanhado de que escrevi até agora, podemos perceber que estou falando da grandeza distância: metros, metros quadrados e metros cúbicos. Devemos manter isto em mente e prosseguir.

A quarta dimensão é conhecida como sendo sendo a dimensão do tempos, e teoricamente existem mais duas só para esta grandeza, mas sinceramente, as numerações não interessam, elas ocorrem conforme fomos percebendo-as. A partir de agora vamos esquecer as numerações das dimensões, elas não nos servirão de nada nesta teoria, como apenas chama-las pela sua grandeza matriz, como no exemplo anterior chamaremos-no de dimensão espacial, portanto esta descrita agora pouco é a temporal ou melhor ainda, cronológica. Se fossemos seguir o mesmo caminho anterior, teríamos também três dimensões cronológicas, a primeira mede t, a segunda mede t² e a terceira mede t³, assim como no exemplo anterior: metros, metros quadrados e metros cúbicos. Embora eu nunca tenha ouvido falar sobre tempo ao cubo a teoria sugere que ele exista.

Você pode ou não ter percebido, mas estou definindo as tês bases da existência do universo, espaço, tempo e massa, pela lógica, o que nos resta como sendo a ultima dimensão desta teoria, é a massa, que também possui suas três dimensões, sendo massa, massa ao quadrado, e massa ao cubo, novamente nunca ouvi falar sobre massa ao quadrado, muito menos sobre massa ao cubo, porem a teoria novamente indica a existência destes componentes, só posso assumir que estes ainda não foram descobertos por nós.

Temos então: Dimensão Espacial, Dimensão Cronológica e Dimensão Material. As Três Macro Dimensões Universais. O que mais podemos aprender com elas? Muito mais, por exemplo, o que acontece se compormos uma dimensão na outra? Vamos tentar, se eu pegar a dimensão espacial e dividir pela dimensão do tempo, temos velocidade (m/s) e aceleração (m/s²), aceleração vezes massa, temos força, massa dividido pelo volume, temos densidade, velocidade vezes área, temos vazão. Percebe o que esta acontecendo? Estou descrevendo formular de física com a teoria, imagine agora quanto mais temos de aprender sobre nosso universo, não arranhamos nem a superfície.

Links