sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Viciados em poluição


Hoje vou trabalhar um tema muito interessante, que pode levar a nos seres humanos a refletir melhor sobre nosso estado de vida. Está mais do que comprovado que estamos alterando o clima mundial, mas não é este a questão, a questão é, se sabemos das consequências, ‘por que não paramos de poluir?’


Esta é uma pergunta é simples, e a solução é ainda mais simples, pois para resolvermos esta situação basta fazer ‘nada’, é só ficar parado, parar as indústrias, para de jogar esgoto nos rios, parar de desmatar as florestas, parar tudo, esta é uma solução, deixar a natureza num longo processo de despoluição do planeta, que é feito através dos ciclos biogeoquímicos naturais. Até ai tudo é muito bonito, e então vem a pergunta que complica tudo, ‘é economicamente viável?’, é claro que a resposta é não, para uma empresa vender um produto, ela precisa produzir, e para produzir ela precisa poluir, retirar matéria-prima da natureza, queimar combustíveis e biomassas, gerar resíduos industriais, ou seja, esta solução é inviável porque as empresas têm que lucrar.


As empresas têm que lucrar, caso contrario a economia do país ruirá. Alem do mais, as pessoas não podem ficar sem trabalho, e as pessoas poluem o ambiente para ir trabalhar. Não tem como, se fossemos fazer assim, teríamos que retornar ao tempo do feudo, onde o senhor feudal oferecia segurança e em troca os civis produziam a comida, mas isto não é lá muito confortável, e não queremos perder nossas mordomias do mundo moderno, mas ainda sim há uma solução que pode resolver nosso problema, e ainda sim manter nosso estio de vida atual, é a sustentabilidade, isto é, produzir sem poluir ou poluindo o mínimo possível, e para isto devemos criar métodos de gerar energia limpa, e aproveitar os resíduos reciclando-os, etc.


Basicamente os ciclos biogeoquímicos conseguem reverter toda a poluição que existe no planeta, mas nas proporções atuais não é possível reverter tudo, isso significa que passamos do limite de poluição que a natureza nos dá, com a sustentabilidade podemos diminuir a poluição numa taxa significativa, reciclando o tudo que pudermos, e reduzindo a emissão de gases poluentes na atmosfera, e ainda sim para de desmatar as florestas, isso pode dar uma folga para que a natureza faça o seu serviço e assim resolver o problema em questão.


A sustentabilidade pode gerar um desenvolvimento sustentável dos países, mas isto sé é possível se houver uma conscientização da população em geram, muitas pessoas ainda não se preocupam com o meio ambiente, talvez por ignorância ou até por puro egoísmo. Devemos nos mobilizar e não esperar que o outro comece, se ficarmos esperando pelo outro nunca iremos solucionar este problema, pois a idéia é mostrar que o agravamento do aquecimento global é consequência do ato de todos nós, portanto, todos devem resolver o problema juntos.


"O planeta não acaba, nos sim".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Links