sábado, 28 de maio de 2011

A História das Coisas


Sinto informar a todos que não tenho mais tempo para postar coisas aqui no blog. Mas a falta de tempo não me impede de fazer postagens curtas. Por isto, estou trazendo a vocês um vídeo muito bom, ele chama-se “A História das Coisas”. Muitos já devem ter assistido a este vídeo, mas vale a pena revê-lo:








Obrigado e até a próxima.

domingo, 15 de maio de 2011

Madeira


A madeira é a candidata a material de construção mais antiga do mundo, o que, na realidade nunca poderá ser comprovado, pois a madeira é se deteriora até não sobrar nenhum vestígio de sua existência. Vamos falar um pouco sobre a madeira, ela está na historia da humanidade dês de sempre, e sempre nos ajudou a sobre viver, hoje ela é muito utilizada também, não só como fonte de calor e material de construção, mas também como objeto de luxo, que agrega valores altíssimos, principalmente em automóveis.


Uma das vantagens da madeira é ela é isolante acústica e mal condutora de calor, ou seja, alem de sua casa ficar acusticamente agradável, sem eco, ela se manterá numa temperatura agradável o ano inteiro. A madeira pode ser manejada com ferramentas simples. A madeira não estilhaça, ou seja, quando você bate nela com uma marreta, ela absorve o impacto, quando fazemos o mesmo com um bloco de concreto, ele de espedaça todo. A madeira permite dimensionamentos estruturais reduzidos, a madeira não ocupa muito espaço alem de ser esteticamente agradável, muitos carros de luxo têm acabamento de madeira no painel.

A madeira é combustível, e na história da humanidade, a madeira foi utilizada mais como combustível para lareiras de que material de construção, e é utilizada até hoje na Europa. A madeira apresenta alta expansibilidade à umidade, quando ta aquele tempo de chuva e o ar está úmido, as postas de madeira costumam expandir e raspar no chão, isto acontece porque a madeira chupa a umidade e aumenta de volume muito rapidamente. A madeira esta sujeita a ataque de fungos e insetos e está é a maior desvantagem da madeira, a vida útil dela é reduzida drasticamente, por causa disto, mas existem maneiras de prolongas a vida útil da madeira, existe um tratamento da madeira em que coloca-se a madeira numa câmara fechada e aplicasse uma pressão negativa, ou seja, vácuo, com isto retira-se toda a seiva da madeira, daí eles fecham a válvula de sucção e abrem outra com produtos químicos que conservam a madeira, estes conservantes ocupam o espaço onde a seiva estava, e assim a madeira fica mais protegida. Do ponto de vista estrutural, a madeira não permite que se consiga peças estruturais muito longas, porque elas são cortadas de forma a caber nos caminhões que fazem os transportes.

A madeira pode ser dividida em três partes para explicar como uma arvore funciona, são elas: medula, cerne e alburno, respectivamente de dentro para fora, alem da casca. A medula se localiza no centro da arvore, e se prolonga por toda a extensão da arvore, a medula faz com que os nutrientes tirados da terra pelas raízes sejam levados até as folhas para realizar o processo da fotossíntese, a medula é mole e por isto muitas vezes é retirado quando se está cortando a uma tora. O cerne é a parte morta da madeira, é onde a seiva não passa mais, e também é a parte mais rígida e resistente da madeira. O alburno é a parte onde a seiva desse após os folhas fazerem a fotossíntese e é assim que a arvore se alimenta, assim ela pode aumentar de tamanho gradativamente, assim o que era alburno vida cerne, com isto podemos contar a idade de uma arvore pelos anéis, cada anos forma-se um anel novo, e dependendo da largura dos anéis, podemos ser se o ano foi de muita chuva ou se seca.


Basicamente é sito, não vou me aprofundar muito neste assunto, até porque muitas pessoas querem plantar arvores, e não quais as vantagens de se usar madeira, mas é só para informação geral mesmo. A maior arma do ser humano é o conhecimento.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Asfalto-borracha




Olá, venho hoje trazendo uma inovação cientifica para a construção de pistas asfalticas, é uma tecnologia nova no Brasil. Esta tecnologia veio dos Estados Unidos, basicamente mistura-se rodas pulverizadas com o asfalto para se obter série de características muito interessantes nos aspectos de longevidade e segurança, e é um sistema ecologicamente correto, mas devemos ter cautela e devemos evitar futuros transtornos.


Quando precisamos trocar um pneu careca por um novo, normalmente descartamos estes pneus velhos em qualquer lugar, até ai tudo bem, uma pessoa não faz diferença, mas, segundo dados do Denatran, datado de 2010, o Brasil tem quase 65 milhões de veículos registrados, se todos trocassem os pneus simultaneamente seriam aproximadamente 256 milhões de pneus inutilizados com tempo estimado de decomposição estimado em 450 anos.


Isto não é nem um pouco sustentável. Para aplicar a sustentabilidade, temos que formar um ciclo fechado entre os carros e as pistas de rolamento, e isto já é possível. Vejamos algumas propriedades da borracha: a borracha tem capacidade elástica, ou seja, ela pode se deformar e voltar a seu estado original, e a borracha também tem um coeficiente de atrito alto. Com isto, imagine se pudéssemos incluir estas propriedades em nossas estradas asfalticas (como é de costume no Brasil): uma pista elástica poderia se deformar e voltar a seu estado normal sem se quebrar, a pista se tornaria mais resistente a trincas e futuros buracos, a pista teria uma aderência melhor pelo alto coeficiente de atrito.






Agora pare de imaginar, isto é possível. O processo é muito simples, os insumos são muito fáceis de encontrar, são lixo, pneus usados, e até pneus novos que foram fabricados mas não se adequaram as normas de qualidade. Estes pneus passam por um processo de pulverização, literalmente, primeiro eles são triturados em pedaços grandes, e então gradativamente eles são triturados novamente em pedaços ainda menores, até ficar mas aspecto de um palco, os ferros que são tirados por um imã durante os intervalos de triturações, e são totalmente retornáveis.


O asfalto-borracha como é chamado, é constituído de aproximadamente 20% de pó de borracha , outra curiosidade é que não pode ser qualquer pneu, 50% dos pneus pulverizados são de veículos de poste grande e os outros 50% são de veículos pequenos, basicamente 4 pneus de carro equivalem a 1 pneu de caminhão, isto acontece pois caso contrario, o asfalto-borrachão não ganharia tanto em aderência.


A utilização desta técnica é mais cara, mas se formos levar em conta a durabilidade, a pista de asfalto-borracha dura duas vezes mais de que a de asfalto normal, e por esta longevidade, acaba-se economizando muito mais. Esta longevidade deve-se ao fato do asfalto poder se deformar, ser mais duro, e acima de tudo, ser mais poroso, como ele é mais poroso a água pode entrar nele facilmente, por isto que este tipo de pista é feito mais largo, para que a água entre pelo asfalto e escoe para as beiradas. Mas economia não é uma palavra que se adéqua a segurança, como o coeficiente de atrito é maior, a segurança é maior, mas em consideração, aumenta-se o desgaste do pneu, e então nos perguntamos: será que este desgaste pode geram mais pneu carecas do que são necessários para fazer a manutenção das pistas?

domingo, 1 de maio de 2011

Individualismo



Hoje vamos falar sobre o individualismo, com o grande aumento da população de seres humanos, só no Brasil somos mais de 190 milhões de pessoas, segundo o IBGE, e com isso devemos deixar nossos instintos primitivos de lado e começar a agir coletivamente, a internet faz uma boa parte do trabalho para quebrar esta barreira, ela une todos ao redor deste pequeno planeta em um único ponto para, mas porque isto é um problema? E por que temos que acabar com isto?

Primeiro vamos entender de onde veio isto: Basicamente o individualismo é o sentimento de possessão sobre alguns bens que se da individualmente, onde cada individuo protege o que ‘é seu’, isto é, cada um só pensa em si próprio. Este extinto era bastante útil quando ainda andávamos em pequenos bandos, isto é, na pré-história. Hoje com o desenvolvimento das cidades, isto se torna inútil, e vai além, é um sério problema. É lógico que com o passar dos anos o individualismo vêem se dissipando gradativamente, mais não é o suficiente.



Como aumento da população, temos que aprender mais sobre conviver coletivamente, e esta é a tendência para o futuro, o individualismo nos impede de pensar coletivamente, e este bloqueio nos impede de nos tornarmos pessoas melhores, e nos impede também de resolver pequenos problemas, como a política brasileira, por exemplo. Duvida? Então vou dar um exemplo muito simples: Imagine se pelo menos um milhão de 190 milhões acionassem o abaixo assinado da campanha #PreçoJusto, este documento teria poder suficiente para tentarmos abaixar os impostos de nosso país. Mesmo assim, desprezamos estes movimentos, porque achamos que não vai dar certo, ou então damos até relevância mais não deixamos para o próximo e não fazemos a nossa parte, sendo que isto vai ajudar a todos a longo prazo.


Temos que acabar com a individualidade para conseguir fazer as coisas funcionarem direito, agir coletivamente para o bem de todos. A pressão é a medida dada pela força dividida pela área, isso significa que quando menor a área maior é a pressão, imagine a responsabilidade de mudar as coisas como um peso, agora imagine este peso sobre apenas uma pessoa, área pequena, a pressão é grande, mas 190 milhões de pessoas podem agüentar esta preção.

Links