A madeira é a candidata a material de construção mais antiga do mundo, o que, na realidade nunca poderá ser comprovado, pois a madeira é se deteriora até não sobrar nenhum vestígio de sua existência. Vamos falar um pouco sobre a madeira, ela está na historia da humanidade dês de sempre, e sempre nos ajudou a sobre viver, hoje ela é muito utilizada também, não só como fonte de calor e material de construção, mas também como objeto de luxo, que agrega valores altíssimos, principalmente em automóveis.
Uma das vantagens da madeira é ela é isolante acústica e mal condutora de calor, ou seja, alem de sua casa ficar acusticamente agradável, sem eco, ela se manterá numa temperatura agradável o ano inteiro. A madeira pode ser manejada com ferramentas simples. A madeira não estilhaça, ou seja, quando você bate nela com uma marreta, ela absorve o impacto, quando fazemos o mesmo com um bloco de concreto, ele de espedaça todo. A madeira permite dimensionamentos estruturais reduzidos, a madeira não ocupa muito espaço alem de ser esteticamente agradável, muitos carros de luxo têm acabamento de madeira no painel.
A madeira é combustível, e na história da humanidade, a madeira foi utilizada mais como combustível para lareiras de que material de construção, e é utilizada até hoje na Europa. A madeira apresenta alta expansibilidade à umidade, quando ta aquele tempo de chuva e o ar está úmido, as postas de madeira costumam expandir e raspar no chão, isto acontece porque a madeira chupa a umidade e aumenta de volume muito rapidamente. A madeira esta sujeita a ataque de fungos e insetos e está é a maior desvantagem da madeira, a vida útil dela é reduzida drasticamente, por causa disto, mas existem maneiras de prolongas a vida útil da madeira, existe um tratamento da madeira em que coloca-se a madeira numa câmara fechada e aplicasse uma pressão negativa, ou seja, vácuo, com isto retira-se toda a seiva da madeira, daí eles fecham a válvula de sucção e abrem outra com produtos químicos que conservam a madeira, estes conservantes ocupam o espaço onde a seiva estava, e assim a madeira fica mais protegida. Do ponto de vista estrutural, a madeira não permite que se consiga peças estruturais muito longas, porque elas são cortadas de forma a caber nos caminhões que fazem os transportes.
A madeira pode ser dividida em três partes para explicar como uma arvore funciona, são elas: medula, cerne e alburno, respectivamente de dentro para fora, alem da casca. A medula se localiza no centro da arvore, e se prolonga por toda a extensão da arvore, a medula faz com que os nutrientes tirados da terra pelas raízes sejam levados até as folhas para realizar o processo da fotossíntese, a medula é mole e por isto muitas vezes é retirado quando se está cortando a uma tora. O cerne é a parte morta da madeira, é onde a seiva não passa mais, e também é a parte mais rígida e resistente da madeira. O alburno é a parte onde a seiva desse após os folhas fazerem a fotossíntese e é assim que a arvore se alimenta, assim ela pode aumentar de tamanho gradativamente, assim o que era alburno vida cerne, com isto podemos contar a idade de uma arvore pelos anéis, cada anos forma-se um anel novo, e dependendo da largura dos anéis, podemos ser se o ano foi de muita chuva ou se seca.
Basicamente é sito, não vou me aprofundar muito neste assunto, até porque muitas pessoas querem plantar arvores, e não quais as vantagens de se usar madeira, mas é só para informação geral mesmo. A maior arma do ser humano é o conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário