segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Teoria das 3 Macro Dimensões Universais

Todos nós sabemos da existência de pelo menos três dimensões, podemos representá-los no papel com os eixos X, Y e Z, todos formando um ângulo reto um do outro, seguindo o mesmo padrão, como uma outra dimensão se encaixaria neste mesmo espaço? Simplesmente não se encaixa, porque a quarta dimensão não está ligada a espaço. Se procurar na internet, você pode encontrar uma coisa chamada de Tesserato ou Hipercubo, tentando desenhar no papel como seria uma figura de quatro dimensões, isto não faz nenhum sentido, mas ao mesmo tempo faz sentido nos teoria das 3 MDUs.

Primeiro vemos com o que conhecemos, o espaço, o ambiente ao nosso redor. Nos referimos ao ele como qual obtêm três dimensões, a primeira dimensão como sendo um ponto onde deis pontos formam uma reta, a segunda como sendo pontos com duas ordenadas sendo que dois pontos quaisquer ou mais definem retas e áreas, e finalmente, pontos com três ordenadas que definem retas, áreas e volumes. Tudo isto é apenas para explicar o espaço, vamos simplificar e compactar estas três dimensões em uma só, a Espacial. Se formos fazer um apanhado de que escrevi até agora, podemos perceber que estou falando da grandeza distância: metros, metros quadrados e metros cúbicos. Devemos manter isto em mente e prosseguir.

A quarta dimensão é conhecida como sendo sendo a dimensão do tempos, e teoricamente existem mais duas só para esta grandeza, mas sinceramente, as numerações não interessam, elas ocorrem conforme fomos percebendo-as. A partir de agora vamos esquecer as numerações das dimensões, elas não nos servirão de nada nesta teoria, como apenas chama-las pela sua grandeza matriz, como no exemplo anterior chamaremos-no de dimensão espacial, portanto esta descrita agora pouco é a temporal ou melhor ainda, cronológica. Se fossemos seguir o mesmo caminho anterior, teríamos também três dimensões cronológicas, a primeira mede t, a segunda mede t² e a terceira mede t³, assim como no exemplo anterior: metros, metros quadrados e metros cúbicos. Embora eu nunca tenha ouvido falar sobre tempo ao cubo a teoria sugere que ele exista.

Você pode ou não ter percebido, mas estou definindo as tês bases da existência do universo, espaço, tempo e massa, pela lógica, o que nos resta como sendo a ultima dimensão desta teoria, é a massa, que também possui suas três dimensões, sendo massa, massa ao quadrado, e massa ao cubo, novamente nunca ouvi falar sobre massa ao quadrado, muito menos sobre massa ao cubo, porem a teoria novamente indica a existência destes componentes, só posso assumir que estes ainda não foram descobertos por nós.

Temos então: Dimensão Espacial, Dimensão Cronológica e Dimensão Material. As Três Macro Dimensões Universais. O que mais podemos aprender com elas? Muito mais, por exemplo, o que acontece se compormos uma dimensão na outra? Vamos tentar, se eu pegar a dimensão espacial e dividir pela dimensão do tempo, temos velocidade (m/s) e aceleração (m/s²), aceleração vezes massa, temos força, massa dividido pelo volume, temos densidade, velocidade vezes área, temos vazão. Percebe o que esta acontecendo? Estou descrevendo formular de física com a teoria, imagine agora quanto mais temos de aprender sobre nosso universo, não arranhamos nem a superfície.

terça-feira, 13 de maio de 2014

Como vemos o mundo?

Você já se perguntou como consegue ver? Tenho certeza que não, afinal de contas ver é tão comum quanto respirar. Tudo o que sabemos até hoje é fruto do que podemos presenciar com nossos sentidos e imaginar com nossa mente. E na realidade só vemos parte de nosso mundo, existem outros universos escondidos que não conseguimos enxergar, e, até onde sabemos, tudo o que vemos pode até mesmo ser uma grande ilusão.

Nosso olhos são capazes de capturar a luz refletida dos objetos e formar uma imagem para cada olho. Na realidade não enxergamos  em três dimensões, cada globo ocular captura uma figura bidimensional, nosso cérebro une estas duas imagem para formar o mundo tridimensional que vemos, é por isto que temos coisa olhos. Está é apenas a primeira ilusão que nosso cérebro cria para presenciarmos nosso ambiente, mas não é a única.


Agora que sabemos como vemos, temos que saber o que vemos. Se eu te perguntasse, que cor tem a folha da imagem acima? Azul, vermelho, violeta ou verde? Já sabe a resposta? Vou dar uma dica, não é verde. Como dito anteriormente, nos vemos a luz que nos é refletida pelos objetos, sabendo que a luz branca contem todas as cores, e que o verde é a unica cor que é refletida, então, na realidade, esta folha tem todas as cores, menos o verde.

Alem de vermos um mundo 3D com imagens bidimensionais, e observar cores que não foram absorvidas, ainda não conseguimos observar tudo, nossos olhos podem ver uma pequena faixa de frequências, certamente você já ouviu falar de raios infravermelho, ultravioleta, x e gama, estas são alumas das coisas que não podemos observar a olho nu. Literalmente para nós, existem universos que não enxergar, e que estão começando a ser revelados com a ajuda da tecnologia.

Tudo o que sabemos até hoje é fruto do que podemos presenciar com nossos sentidos e imaginar com nossa mente. Sabendo que nosso olhos são tão "cegos", e nosso cérebro nos ilude tanto, como podemos saber se tudo o que sabemos é real?

quinta-feira, 20 de março de 2014

Quando utilizaremos memorias externas em nosso cérebro?

A postagem de hoje vai valar sobre o futuro, hoje. Podemos nos referir ao nosso cérebro como um computador, pois ele processa importação para então armazenar ou descartar, então seria plausível dizermos que é possível haver um interação entre o cérebro e o computador, é um fato, já exstem pesquisas sobre isto, então, e se fossemos capazes de "adicionar mais memoria" ao nosso cérebro? Seriamos capazes de lembrar de mais coisas, e talvez, até erradicar o Mal de Alzheimer. Mas e se eu te dissesse que isso já esta acontecendo com todos nós.




Quantos números de telefone você sabe de cabeça? Um? Dois? Só os seus? Eu particularmente só lembro do meu celular e do fixo de casa, que aliais está prestes a ser extinto, mas isso é assunto para um outro dia. Pergunte ao seu avô, quantos números de telefone ele consegue lembrar, se ele tiver memoria boa, vai te falar um monte de números de telefones. Isso não significa que a nova geração é burra ou algo do tipo, é apenas nosso cérebro mostrando sua plasticidade, voltando ao análogo com o computados, nossa cérebro pode aprender a fazer algo, assim como podemos ensinar um computador através de programação.

O caso é que não precisamos mais lembrar dos números de telefone de nossos amigos, porque nós ensinamos nossos Smartphones a fazer isto por nós, é como uma transferência de cargos, de agora em diante, se quisermos lembrar o número de alguém, não mais recorreremos a nossa memória, mas sim ao aparelho celular que se tornou uma extensão de nosso cérebro, é por isto que não conseguimos mais viver nem eles e é para isto que os criamos.

Dizem que a criação sempre vem com uma parte de seu criados, este ditado não poderia estar mais correto nestas circunstancias

terça-feira, 11 de março de 2014

Quanto pesa 1kg?

Olá amigos, tenho uma pergunta bem simples para vocês leitores: "Quanto pesa um quilograma?". Esta pergunta pode até te parecer estranha, e pode até pensar: "Um quilo pesa um quilo, hora essa!". Pois bem, se você pensa assim, leia até o final que eu vou lhe explicar direitinho esta história.

Se dermos uma olhada rápida pela história da humanidade, veremos que sempre se fez necessário saber mensurar as coisas, principalmente para o avanço do comércio, imagine vender um terreno para alguém sendo que você nem mesmo sabe quantos metros quadrados de área ele tem. Não saber quanto de um produto exatamente você tem para vender gera uma perda enorme de dinheiro para os comerciantes, por exemplo, se você colocar o preço de um tomate inteiro por R$ 50,00 reais, não importando qual o tamanho do tomate, você inevitavelmente var ter tomates em exposição que valem mais do que o preço estimado, porque não existe tomates de um tamanho só.

Você já tentou criar uma unidade de medida? Não? Você pode até tentar mais é muito difícil criar algo assim do nada, mas não precisa ser assim, um método utilizado para se criar este tipo de coisa é fazendo a comparação de coisas que vivenciamos no nosso dia-a-dia, por exemplo, a polegada é uma medida de comprimento que toma como referencia o dedo polegar do ser humano, assim como o pé e a jarda fazem, então você pode estar se perguntando a questão chave para a solução do mistério: "Qual a comparação utilizada para definir o peso?".

A resposta é "ÁGUA", a coisa mais abundante e mais importante em nossa planeta também é utilizada como medida de peso, então voltando a pergunta inicial: "Quando pesa um quilograma?", para ser mais exato, 1kg pesa exatamente 1 litro de água à 4°C.

Links