quinta-feira, 20 de março de 2014

Quando utilizaremos memorias externas em nosso cérebro?

A postagem de hoje vai valar sobre o futuro, hoje. Podemos nos referir ao nosso cérebro como um computador, pois ele processa importação para então armazenar ou descartar, então seria plausível dizermos que é possível haver um interação entre o cérebro e o computador, é um fato, já exstem pesquisas sobre isto, então, e se fossemos capazes de "adicionar mais memoria" ao nosso cérebro? Seriamos capazes de lembrar de mais coisas, e talvez, até erradicar o Mal de Alzheimer. Mas e se eu te dissesse que isso já esta acontecendo com todos nós.




Quantos números de telefone você sabe de cabeça? Um? Dois? Só os seus? Eu particularmente só lembro do meu celular e do fixo de casa, que aliais está prestes a ser extinto, mas isso é assunto para um outro dia. Pergunte ao seu avô, quantos números de telefone ele consegue lembrar, se ele tiver memoria boa, vai te falar um monte de números de telefones. Isso não significa que a nova geração é burra ou algo do tipo, é apenas nosso cérebro mostrando sua plasticidade, voltando ao análogo com o computados, nossa cérebro pode aprender a fazer algo, assim como podemos ensinar um computador através de programação.

O caso é que não precisamos mais lembrar dos números de telefone de nossos amigos, porque nós ensinamos nossos Smartphones a fazer isto por nós, é como uma transferência de cargos, de agora em diante, se quisermos lembrar o número de alguém, não mais recorreremos a nossa memória, mas sim ao aparelho celular que se tornou uma extensão de nosso cérebro, é por isto que não conseguimos mais viver nem eles e é para isto que os criamos.

Dizem que a criação sempre vem com uma parte de seu criados, este ditado não poderia estar mais correto nestas circunstancias

terça-feira, 11 de março de 2014

Quanto pesa 1kg?

Olá amigos, tenho uma pergunta bem simples para vocês leitores: "Quanto pesa um quilograma?". Esta pergunta pode até te parecer estranha, e pode até pensar: "Um quilo pesa um quilo, hora essa!". Pois bem, se você pensa assim, leia até o final que eu vou lhe explicar direitinho esta história.

Se dermos uma olhada rápida pela história da humanidade, veremos que sempre se fez necessário saber mensurar as coisas, principalmente para o avanço do comércio, imagine vender um terreno para alguém sendo que você nem mesmo sabe quantos metros quadrados de área ele tem. Não saber quanto de um produto exatamente você tem para vender gera uma perda enorme de dinheiro para os comerciantes, por exemplo, se você colocar o preço de um tomate inteiro por R$ 50,00 reais, não importando qual o tamanho do tomate, você inevitavelmente var ter tomates em exposição que valem mais do que o preço estimado, porque não existe tomates de um tamanho só.

Você já tentou criar uma unidade de medida? Não? Você pode até tentar mais é muito difícil criar algo assim do nada, mas não precisa ser assim, um método utilizado para se criar este tipo de coisa é fazendo a comparação de coisas que vivenciamos no nosso dia-a-dia, por exemplo, a polegada é uma medida de comprimento que toma como referencia o dedo polegar do ser humano, assim como o pé e a jarda fazem, então você pode estar se perguntando a questão chave para a solução do mistério: "Qual a comparação utilizada para definir o peso?".

A resposta é "ÁGUA", a coisa mais abundante e mais importante em nossa planeta também é utilizada como medida de peso, então voltando a pergunta inicial: "Quando pesa um quilograma?", para ser mais exato, 1kg pesa exatamente 1 litro de água à 4°C.

Links