terça-feira, 19 de abril de 2011

Gente que joga lixo nas ruas


Um grande problema das grandes cidades é a sujeira, uma cidade necessariamente tem que ser limpa, pois isso reflete na imagem de nosso estado e de nosso país, e afeta a todos nos, não só pela sujeira, mas nos afeta economicamente, uma cidade suja expulsa todo e qualquer visitante, a não ser que este tenha um atrativo que supere o desagradável problema com a limpeza.

Digamos que de cada cinco pessoas na cidade de São Pulo, uma joga o lixo no lixo. Os números não são oficiais, mas a situação está feia de verdade, pais o ato de jogar lixo na rua parou de ser uma coisa incomum e começa a ser um costume, ou seja, já faz parte da cultura brasileira. Um péssimo costume que tem que acabar.

As pessoas dão a desculpa de que jogam o lixo no chão para dar serviço para os garis. Com esse argumento já podemos afirmar com certeza que este sujeito não tem nada na cabeça, pois o dinheiro que o governo investe para manter a cidade limpa poderia ser desviada para uma área muito mais carente como a educação, isso poderia ser feito simplesmente se as pessoas adquirissem o habito de jogar o lixo no lixo.

A culpa também não pode ser descarregada totalmente na população, metade da culpa é do governo, que não investe na solução do problema, mas se preocupa em remediar a situação. Parece que nunca ouviram o ditado: ‘é melhor prevenir do que remediar’. Ou será que assim eles têm mais oportunidades de ganhar algo por cima? Alias, o povo é o reflexo de seu governo, se o governo é corrupto, significa que a população e corrupta.

Esta questão não é tanto pela questão ambiental, pois um papel de pala tem impactos ambientais negativos seja onde estiver, o problema é a que ninguém gosta de viver na sujeira, bem... pelo menos eu não gosto. E os problemas não param ai e vai mais alem. Uma cidade suja espanta os turistas.

Quando fui a uma viagem para a cidade de Foz do Iguaçu, visitei as cataratas, a marco das três fronteiras, a usina de Itaipu Binacional, e não poderia deixar de passar a oportunidade de visitar outro país, então fui ao Paraguai. Bem, só posso dizer que nunca mais quero ir até lá embora o Brasil esteja ruim, a situação do Paraguai é muito maior. As ruas estão cobertas com lixo, é uma coisa horrível. O governo deveria intervir também por via de projetos de leis, jogar lixo no chão deveria ser considerado como uma infração grave, e quem o fizesse deveria pagar multa, infelizmente quando não aprendemos por educação, temos que aprender na marra, sentido no bolso, a parte mais frágil do ser humano.

Enfim, não joguem lixo no chão, é uma falta de respeito para com você e toda sociedade, os maus hábitos devem ser extintos para que possamos viver em ruas mais limpas, e com certeza com mais saúde. Pode até parecer que é pouca coisa, mas são pequenos detalhes que fazem a diferença.

Um comentário:

  1. O maior problema, além da educação ou falta dela, é que nunca somos nós quem sujamos a cidade! São sempre os outros...e ninguém assume a sua parte!

    ResponderExcluir

Links