quarta-feira, 6 de abril de 2011

Viajem no espaço


Um dos maiores problemas que a ciência enfrenta hoje é a distancia, como conseguir alta velocidade para viajar pelo espaço? É um tema importante, pois a próxima fronteira a ser quebrada é a espacial. Se não nos destruirmos antes.

Para resolvermos esta questão, devemos primeiramente filosofar sobre uma resolução para o problema, e posteriormente viabilizar um projeto. Existem vários protótipos de naves espaciais que conseguem viajar a altas velocidades no espaço, existe a possibilidade de naves que usam o hidrogênio do espaço para dar propulsão, o que é uma ótima idéia, se as moléculas não fossem tão espaçadas. Mas mesmo se fosse viável e possível criar tal maquina, ainda sim demoraria muito para viajar grandes distancia.

Temos muitas limitações, isso é verdade, mas não devemos nos deixar desistir apenas porque alguma cosia é hipoteticamente impossível. Para mim, tudo é possível, o que nos parece impossível ainda não pode ser solucionado, mas mágica não existe. Temos que pensar maior, maior até que nós mesmos.

Pense bem. Imagine uma formiga na superfície de folha do jornal, este jornal tem um metro de comprimento, imagine que esta formiga está no canto inferior esquerdo da folha, ela terá que chegar ao canto inferior direito. A formiga terá que percorrer um metro até chegar até o outro lado, isto vai demorar um pouco de tempo, mas e si quiséssemos encurtar este tempo, fazendo a formiga percorrer um metro em menos de um segundo. Podemos fazer isto apenas dobrando a folha do jornal, juntando o canto inferior direito ao esquerdo, assim em menos de um segundo a formiga terá percorrido um metro.

Na física mecânica, temos que a velocidade é o quanto de terreno que um corpo cobriu pelo tempo que este demorou, no exemplo da formiga, imagine que esta formiga tivesse demorado dez segundos para percorrer toda a extensão do jornal, ela teria a velocidade de 0.1 m/s, agora quando dobramos a folha, ela leva apenas um segundo, temos que a velocidade desta formiga é de 1 m/s, é uma diferença realmente muito grande, a velocidade da formiga multiplicou-se por 10, em proporções humanas seria como se um carro a 100 km/h, estivesse a 1000 km/h.

Segundo Albert Einstein, não podemos ultrapassar a velocidade de 300 mil km/s (valor aproximado da velocidade da luz), mas isto é o bastante para que possamos percorrer anos luz em pouco tempo, existem duas possibilidades: uma é com a teoria do buraco de minhoca, e a outra é mexendo com o tempo.

Segundo Albert Einstein, os planetas e estrelas estão por cima de um tecido de espaço-tempo, e este tecido é maleável a corpos muito pesados. Podemos pegar o exemplo da formiga no jornal, mas ao invés de uma formiga imagine uma nave espacial, e ao invés do jornal, o espaço. Assim como a no exemplo dado, podemos utilizar um objeto extremamente pesado e compacto para dobrar o tecido, e assim criaríamos um buraco de minhoca adimensional para ligar uma extremidade à outra, para não sermos puxados pela gravidade. O problema é que não existe tal objeto e nem tal buraco adimensional, estas tecnologias ainda não estão ao nosso alcance. Como disse antes, devemos primeiro filosofar.

A segunda possibilidade é manipulando o tempo: imagine um ponto qualquer no espaço, e ponto inicial é onde o viajante está, poderíamos criar portais dimensionais, passaríamos de um ponto a outro do universo passando por uma dimensão acima da nossa. Matematicamente isto é possível, usando ainda a definição de velocidade de nossa física, podemos criar hipóteses. Imagine agora que a distancia entre dois pontos no universo seja de mil anos luz, usando este portal, velaríamos zero segundos para percorrer esta distancia, assim temos que a velocidade é igual a mil anos luz dividido por zero segundos, o resultado é uma indefinição, pois qualquer coisa dividida por zero não existe, então há uma descontinuidade, no caso, uma descontinuidade de mil anos luz do trajeto inicial da neve até o final.

Podemos filosofar o quanto quisermos, um dia teremos que concretizar estas idéias e seguir a vante, apenas com nossa inteligência podemos nos livrar de nossa existência tri dimensional e nos tornarmos alto superior.

Um comentário:

  1. gostei do seu blog. gostei da maneira como vc junta várias informações de várias áreas de conhecimento,comparando umas as outras,fazendo uma intercalação.
    esse texto, pode parece bem óbvio,
    mas é exatamente feito para pessoas iludidas como eu.às vezes escolho algo que parece que eu tenho que escolher aquilo e meto a cara.
    quando eu vejo, foi ilusão minha.(rsrs)
    p/ tudo que vc fizer na sua vida, vc tem que ter a noção de que escolheu. assim como vc come,dorme,estuda,trabalha,toma banho...
    a rotina é uma escolha.

    ResponderExcluir

Links